Publicado por: z. Jan Righi | outubro 19, 2011

Sobre metrô e sua (in)eficiência

Faz oito meses que minha rotina mudou muito. Casa>lotação>metrô>faculdade<metrô<lotação<Casa. Quando entrei na USP virou Casa > lotação > Ônibus > USP > Ônibus > Ônibus > Faculdade > Metrô > Casa. Saí da USP e vieram as férias. Casa>casa>casa… Aí eu arranjei um emprego até dezembro. Casa > Lotação > Metrô > Ônibus > Trabalho > Ônibus > Ônibus > Faculdade > Metrô > Lotação  > Casa.

Vocês perguntam “Janzinha, vc é maior, tem dezoito aninhos, um blog tosco abandonado e outros dois com amigos e vc não tem uma carteira de motorista/carro pra se locomover? “

E eu digo não. Todos os dias vou ensardinhada na lotação, no metrô e no ônibus pra empresa é sossegado. Mas eu sobrevivo. Eu descobri uma coisa em São Paulo chamada (voz de condutor de metrô ) “ Estação Sé acesso a Linha 3 Vermelha. Desembarque pelo lado esquerdo do trem. “  Que depois do Desembarque e depois das pessoas subirem escadas pro sentido Palmeiras – Barra Funda fica assim :

Essa é a Sé. Eu desembarco na estação seguinte Anhangabau. Sou pisoteada durante dois maravilhosos minutos após ter esperado pelo menos uns dez pra entrar no trem.  Ai eu decidi mudar de caminho, né? Pensei: “Poxa, eu só me fodo nesse metrô, lotado, cheio de gente da zona Leste.Vou pegar o metrozão que vai pra Paulista, pessoal de terno e gravata.” Ai eu me deparei com isso:

O Paulistano ficou aguardando anos uma tal de Linha 4 Amarelha do Metrô. Que é “mágica” não tem condutor, anda sozinho, é SUPER embaixo da terra, você tem que subir MUITAS escadas pra fazer integração, são várias pessoas ainda perdidas, Universitários, empresários e professores perdidos, já que a linha chega bem proxima da USP, onde estudava.

É incrível como em São Paulo o transporte Publico não funciona. Tem várias linhas do metrô ( cinco) e umas tantas outras da CPTM. Só em uma estação, a Luz, cruzam duas linhas do metrô a 1 e a 4, e da CPTM o expresso leste/linha coral 11, a linha safira 12, a linha rubi 7 e a linha 10 Durquesa. SEIS LINHAS de lugares extremamente diferentes que se encontram em um ponto pra ou seguir na linha quatro pra chegar à Paulista,  ou seguir na linha um até a Sé e da Sé pra vermelha ( geralmente anhangabau). Resumindo pra você que reclama do transito da sua cidade com mar ou sem mar ( le-se meus amigos do rio e de minas). Há coisas piores que ficar juntinho com outros carros no seu carro. Mas nós, pobres usuários desse sistema que não funciona, não poluimos o ambiente ao menos, só não temos mais estrutura pra abrigar tanta gente, mas temos um twitter @metrosp_oficial que avisa quando tem problema operacional ao menos, como se tivesse uma rota de fuga –rs. Uma coisa, por mais lotado que o metro esteja nunca toque o lado de fora do vidro, sabe? Pela aquela abertura sua mão vai ficar preta.

Deixe um comentário

Categorias

