Publicado por: z. Jan Righi | junho 4, 2010

A Arte do Encantamento

Apesar de não ter habilidade e coordenação motora suficiente, sempre gostei de mágica. Olhar, descobrir, desvendar o mistério. Assopros, arremessos, pombos, coelhos, cartas, principalmente estas ultimas, me enchem os olhos. Encontrar pessoas que façam mágicas pra mim me deixa feliz, de verdade.

A complexa linha entre a ilusão e a imaginação nos permite achar que cartas mudam de cor, que eles realmente adivinham sua carta, mesmo quando você descobre que no baralho existem dezenas de cartas iguais, sempre há a possibilidade de sair aquela dama de espadas em um baralho de três de copas, aí entra o mágico dizendo que os três de copas tem um detalhe diferente de todas as outras cartas e que ele me FAZ escolher os três corações vermelhos.

Mágica te faz dominado. O ilusionista precisa prender, dominar, puxar a platéia para si, afinal eles não devem desconfiar de seu mais novo truque. Ficamos olhando atentos, estarrecidos pelo conjunto de movimentos, embaralhes, sopros com a leveza do movimento.

Existem outros tipos de mágicas, não mágicas que envolvem cartas, baralhos, cartolas, varinhas. Claro que é possível um desses elementos no meio desse tipo de magia, entretanto não há explicação para estes eventos, não há motivo.

O encantar, enganar, o iludir faz parte de uma arte complexa que envolve diversos campos da vida. Devemos cativar cada pessoa como o mágico faz com a platéia, escondendo os defeitos? Devemos revelar os nossos mistérios ao final do show? Contar cada minucioso detalhe do que aconteceu, ou acontecerá pode ser um caminho a se seguir, mas a ignorancia não seria mais afável?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: