Publicado por: z. Jan Righi | maio 27, 2009

Chocolate

Esse é um post em homenagem a Marcela..
😀
Segundo a Wikipedia

O chocolate é um alimento não brinca, encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau; antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam o cacau. Com ele, faziam um líquido escuro que chamavam de xocoatl (do náuatle xococ “amargo” + atl “água”[1]). Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate.

Curiosidades sobre ele

  • Chocolate previne o envelhecimento, uma vez que a massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.
  • Chocolate permite reduzir o colesterol, já que os agentes antioxidantes, sobretudo do Chocolate preto impedem a acumulação de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de colesterol mau para sangue e aumentando um pouco o bom colesterol o “HDL – o colesterol benéfico”.
  • Chocolate permite perfeita forma física ou mental. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.
  • Chocolate melhora o coração. O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Esta é uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. E o Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.
  • Chocolate flexibiliza o raciocínio. O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios a uma maior concentração.
  • Chocolate dá felicidade. A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, a ela actua numa área relacionada com as emoções – permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.
  • Chocolate cura depressões. Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.
  • Chocolate não provoca acne. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne, de acordo com o artigo “Maria saúde em forma” da revista “Maria”, n.º 1013, ele surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, porque o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.
  • Chocolate não engorda. O Chocolate puro menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) com menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve ter controle do peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado que a gaste essa energia em actividades físicas.

Anúncios

Responses

  1. Ah, chocolates! Obrigada por existirem… lendo esse post me deu uma vontade de bis branco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: